62894388 @elapensatambem: Minha Horta: Aproveitando as folhas secas.

recent posts

25 de mai. de 2017

Minha Horta: Aproveitando as folhas secas.

Hello people!

É isso mesmo mais um post sobre a minha horta e se preparem porque vai rolar muitas dicas por aqui, então let's go!

Utilizo as folhas secas também na minha sementeira
Hoje compartilho com vocês uma dica que aprendi em um Workshop sobre horta, o uso das folhas secas na horta. Pra começar quero informar que essa dica você pode usar em qualquer plantio.

Tudo começou com um cara chamado Mokiti Okada, através da observação da natureza  ele desenvolveu um método de agricultura que propõe cultivar os vegetais de maneira mais natural possível, mas o que isso tem haver como a minha horta? Pois bem, já reparou que embaixo das árvores sempre há folhas secas, então, essas folhas que muitas vezes nós achamos que sujam o ambiente são muito importante:

- As folhas que caem no chão ajudam a manter a umidade do solo e consequentemente a temperatura também.

- As folhas podem servir como adubo, afinal é um material orgânico em processo de decomposição.

- As folhas ajudam também a manter a terra fofa evitando aquele efeito de "terra compactada", facilitando assim o crescimento da planta.

Aqui em casa eu tenho um pé de algodão e pude perceber que as folhas do algodão secam bem rápido, então sempre aproveito essas folhas da seguinte forma:

- Misturando - as na terra, eu as uso como adubo, sei que assim estou enriquecendo a terra com bastante material orgânico.

- Toda vez que planto alguma coisa cubro o solo em volta da planta com as folhas secas, dessa forma eu preservo a umidade, diminuindo assim as regas e também previno que aquele solo ali fique duro prejudicando o desenvolvimento da planta.


Misturo as folhas secas na terra, assim adubo e deixo a terra mais "fofa".
Você pode usar essa técnica em qualquer vegetal, pode ser na horta, no jardim, pomar em fim não há restrição.

Eu achei essa dica muito simples e com excelente resultados, e você o que acha?

Até o próximo post. 

2 comentários:

  1. Sempre gostei das hortas mais "naturais" também, e a sua está uma gracinha!!! Parecem várias xícaras hahah
    Bjs!

    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dias atrás, minha mãe começou a colocar folhas secas e fiquei meio curiosa !
    Ela me explicou exatamente isso sobre o que tem em seu post, amei demais e quero ver todos os posts sobre sua horta :)

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir